A volta da starMedia?

Bruno ParodiInternet e Mídia1 Comment

Compartilhe:

Ontem estava eu vendo TV, como tento sempre antes de dormir. Acabou um programa do History Channel (ou Discovery, não lembro ao certo…) e eis que surge uma voz “este programa foi um oferecimento de starMedia“, com logomarca, endereço e tudo mais. Jesus, que belíssimo flashback! Despertei na hora, meio que rindo. Voltei no tempo lá para os idos de 98 ou 99, sei lá. Faz tempo mesmo. Naquela época o filme da StarMedia (sim, naquela época o S era maiúsculo) passava em todos os canais, a todo momento, até em horário nobre da Globo.

A “antiga” StarMedia começou em 96, e é considerado o primeiro grande portal voltado para o público latino. Teve a sua frente o uruguaio Fernando Espuelas. Entre as façanhas da empresa, está o fato de ter sido a primeira empresa latino-americana a fazer um IPO no mercado de internet.

A verdade é que eu jurava que ela tinha morrido. Mas cá está ela, com logomarca nova, slogan novo, mas a mesma URL e o mesmo foco no público hispânico. Na verdade, nunca morreu, mas sumiu. Perto da bolha estourar a starMedia tinha bastante apelo. Alguns amigos até chegaram a trabalhar no escritório nova-iorquino deles — eu mesmo cheguei a escrever alguns artigos para lá.

Realmente não sei de maiores detalhes, nem tive tempo para descori-los, mas o fato é que ela saiu de cena e parece ter parado um pouco no tempo. Quem entra atualmente em www.starmedia.com é direcionado para br.starmedia.com que traz apenas uma imagem no header “starMedia Brasil”, mas que nada tem para nós, com tudo sendo oferecido em espanhol mesmo.

Screenshot do portal atual da starMedia

Infelizmente o Alexa só tem dados sobre a visitação do portal a partir do fim de 2001. Mas é possível ver nos gráficos uma retomada do crescimento a partir de 2006. Será que volta? Confira abaixo.

Visitação da starMedia segundo o Alexa


Compartilhe:

One Comment on “A volta da starMedia?”

  1. Parafraseando um amigo:

    Hoje estava eu vendo Internet, como tento sempre antes de dormir. Acabou um programa da Globo.com (ou Twitter, não lembro ao certo…) e eis que surge uma voz “parodi: voltei com meu blog!“, com logomarca, endereço e tudo mais. Jesus, que belíssimo flashback! Despertei na hora, meio que rindo. Voltei no tempo lá para os idos de 98 ou 99, sei lá. Faz tempo mesmo.

    Como disse o Fabio (em 2006!!!), tomara que não seja um blog semestral. CAPICE!?! 8)

    p.s.: starMedia by Orange.

    abs!

    n

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.